Com a grande carga horária dos cursos de graduação, pode ser difícil lembrar de todas as informações necessárias para a aprovação em matérias específicas, aprovação em concursos ou até mesmo na prática profissional. Flashcards são uma ótima maneira de estudar de forma eficiente e eficaz. Aqui estão 5 dicas para aproveitar ao máximo uso de Flashcards.
1. Crie seus próprios flashcards
Criar seu próprio baralho de flashcards permite que você se concentre no que é importante para cada tópico ou assunto em particular. Isso também lhe dará mais propriedade sobre o material, bem como uma compreensão de como tudo se encaixa nessa área de conhecimento específica. Fazendo links e conexões mentais do conteúdo estudado você melhora a fixação das informações.
Vale a pena usar baralhos prontos?
A resposta é:
DEPENDE
Caso você tenha dificuldade para criar o seus cards, esteja com pouco tempo a disposição ou até mesmo estudando para um concurso ou prova de residência específica, você pode sim usar os baralhos prontos. Em muitos casos essa prática se torna a de melhor custo benefício.
2. Use recursos visuais sempre que possível
Visualizar conceitos com diagramas ou imagens pode ajudar a consolidar ideias na memória. Em boa maioria das vezes, usar imagens e texto combinados pode ser melhor do que apenas palavras sozinhas. Pode levar um tempo extra, mas, se feito corretamente, pode compensar significativamente quando chegar a hora dos testes e provas!
Uma dica extra é baixar uma extensão no Anki que facilita o trabalho com imagens. Eu recomendo a Image Occlusion.
3. Faça pausas regulares enquanto revisa seus Flashcards
Fazer pausas curtas durante as sessões de estudo é fundamental para ajudar a reter informações a longo prazo, em vez de estudar de uma só vez. Muitas das vezes, um grande volume compactado de estudo leva ao esquecimento logo após a sessão de estudo. Isso ocorre devido à falta de repetição ou revisão do material com regularidade a suficiente.
Uma coisa que pode ser bastante útil é utilizar o método Pomodoro. Ele divide os ciclos de estudo periodicamente. Geralmente a divisão é da seguinte forma:
4 ciclos de 25 minutos de estudo + 5 minutos de descanso
4. Revise os Flashcards antigos periodicamente
Voltar a tópicos estudados anteriormente ajuda a reforçá-los ainda mais, para que permaneçam frescos na mente. Esse é exatamente o mesmo princípio empregado no método de revisão ou repetição espaçada. Isso é especialmente útil durante as semanas de provas, onde pode não sobrar tempo suficiente para uma revisão completa do assunto. Nesse caso, revisar esses baralhos mais antigos rapidamente antes de dormir são se torna uma boa estratégia de guerra!
5. Não se esqueça dos mnemônicos
Os mnemônicos são ferramentas usadas por muitas pessoas ao redor do mundo em diferentes áreas, incluindo medicina, para lembrar fatos complexos, processos, medicamentos e tudo mais. Por exemplo, todo mundo sabe que:
DIP é Coisa Do Mal
ou seja
Doença inflamatória pélvica (DIP) é tratada com Ceftriaxona, Doxiciclina e Metronidazol
De maneira mais rápida e fácil, eles trabalham transformando itens difíceis de lembrar em frases ou frases memoráveis que soam engraçadas, mas contêm todas as informações relevantes necessárias para serem lembradas posteriormente sem ter que reler todo o livro novamente.
Conclusão
Essas foram as 5 dicas para aproveitar ao máximo uso de Flashcards. O bom uso dessas cinco dicas garantirá que os estudantes de qualquer área, sobretudo medicina, obtenham o máximo benefício do uso de flashcards durante seus estudos!
Quer receber dicas como essa diariamente? Me segue no instagram @filipelirio, te encontro lá!
Respostas de 4